Igor BravoAULAS DE CAVAQUINHO

Igor Bravo é músico, cavaquinista, banjoísta e violonista. Natural da cidade de Lavras-MG, começou a estudar cavaquinho, aos 12 anos, e violão popular, aos 15. Desde então, passou a integrar bandas do gênero samba na região. Ainda na adolescência, estudou teoria musical com o capitão Télio Francisco da Costa, maestro da banda Euterpe Operária de Lavras.

Aos 19 anos, mudou-se para Barra Mansa-RJ, onde passou a estudar guitarra, harmonia e improvisação com Setas Marassi, entre 2005 e 2008. Em 2006, começou a trabalhar com a ONG Espaço Cultural Francisco de Assis França (ECFA), onde integrou o grupo de choro Quarteto Arigó e a banda de música popular BlocoDeConcreto, ambas como cavaquinista.

Em Volta Redonda-RJ, em 2007, estudou cavaquinho, com a professora Andiana Freitas, e teoria musical na Fundação CSN, e foi solista da orquestra de choro formada pelo projeto. Posteriormente, estudou violão e harmonia com Ciron Silva e fez parte de bandas do gênero samba e blocos de carnaval, no Sul Fluminense, com destaque para a Zagaia de Gancho, Quinteto Sambulua, o bloco Filhos da Privada e Bloco da Vida.

Estudou na Escola Portátil de Choro (EPM), no Rio de Janeiro, com os violonistas Paulo Aragão e Maurício Carrilho, e com o cavaquinista e arranjador Jayme Vignoli. Ainda no Rio, estudou percepção musical e solfejo no CIGAM (Centro Ian Guest de Aperfeiçoamento Musical).

Atualmente, trabalha como cavaquinista do grupo Masters do Samba no projeto Samba do Abacateiro e do cantor e violonista Thales Dias, e como violonista do Quinteto Sambulua e grupo É Diferente, além de ministrar o curso de cavaquinho no Instituto Musical Rogério Valente.